Dom Bosco

''Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados... Que, sendo amados nas coisas que lhe agradam, aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhe agradam...'' (Dom Bosco)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ESTREIA 2013 CONVIDA AO APROFUNDAMENTO E À ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA PREVENTIVO


"Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!" (Fl 4:4)

                                                       Como Dom Bosco educador,
                                           ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria
                                                  mediante a pedagogia da bondade.
O primeiro ato oficial do Reitor-mor Padre Pascual Chávez na abertura da Sessão Plenária Estiva, do Conselho Geral, foi a apresentação do tema da Estreia 2013: “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade”. Trata-se de um convite a conhecer o semblante do educador salesiano e uma oportunidade para aprofundar e atualizar o Sistema Preventivo. “Por um lado, um estudo aprofundado da pedagogia salesiana, para atualizá-la segundo a sensibilidade e as exigências do nosso tempo, por outro, fazer nosso o conteúdo e o método da sua oferta educativa e pastoral”, explica Padre Pascual Chávez.
Uma redescoberta, portanto, do Sistema Preventivo, que considere uma compreensão histórica do método de Dom Bosco e as intuições já presentes na experiência do Oratório daCasa Pinardi. “Uma vez corretamente conhecido o passado histórico, é preciso traduzir ao hoje as grandes intuições e virtualidades do Sistema Preventivo em favor da formação dos jovens do século XXI, chamados a viver e a defrontar-se com uma vastíssima e inédita gama de situações e problemas, em tempos decididamente mudados, sobre os quais as mesmas ciências humanas estão em fase de reflexão e crítica”, diz o Reitor-mor.
São três os aspectos considerados para a proposta de modernização: “relançamento do ‘honesto cidadão’ e do ‘bom cristão"', “volta aos jovens com maior qualificação” e “educação do coração”. Como no ano anterior, o Reitor-mor oferece à Família Salesiana uma bibliografia de referência: “Sistema Preventivo na educação da juventude”, “Carta de Roma” e as biografias de Domingos Sávio, Miguel Magone e Francisco Besucco, todos os livros escritos por Dom Bosco e que, segundo Pe. Chávez, “ilustram muito bem a experiência educativa e as opções pedagógicas do Pai e Mestre da Juventude”. Veja, na íntegra, o texto de apresentação da Estreia 2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário